Imprimir

Notícias / Agronegócio

Produtividade do algodão segunda safra deve ser menor

Globo Rural

 Todos os dias, o agricultor Itor Cherubim acompanha o crescimento da lavoura de algodão segunda safra em Campo Verde, sul de Mato Grosso. A preocupação é porque ele teve que semear mais tarde.

Este ano, houve atraso no plantio porque os produtores demoraram mais para terminar a colheita da soja por causa do longo período de chuvas. A propriedade que deveria ter concluído o cultivo antes de fevereiro, só foi finalizar na metade de março.

Com a janela de plantio menor, o agricultor diminuiu a área cultivada em 35%, hoje são 500 hectares cultivados, o que deve alterar a produtividade.

De acordo com o Imea, Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, a queda prevista na produção de algodão do estado é de 44%. Este ano, a produção não deve passar de 620 mil toneladas de pluma.

A torcida de muitos agricultores agora é para que o tempo colabore. Eles também esperam por preços mais compensadores porque os estoques estão baixos nos mercados interno e externo. A arroba da pluma está cotada em média em R$ 61,90 em Rondonópolis.

Pelo levantamento da Conab, a área plantada com algodão, em todo o país, deve ser 30% menor que a da safra passada.
Imprimir