Imprimir

Notícias / Geral

Clima de otimismo marca início da colheita de citros no RS

Ana Esteves - Jornal do Comércio

 Conforme dados da Emater-RS, a produção de bergamotas tende a ultrapassar as 150 milhões de toneladas, das quais 120 mil cultivadas na região do Vale do Caí e 30 mil no Norte do Estado, colhidas em 10 mil hectares, mantendo a média característica do Estado. Para a laranja, a expectativa é de safra normal, podendo chegar a 300 mil toneladas neste ano, cultivadas em 18 mil hectares.

A colheita das variedades precoces, como a bergamota Japonesa, já começou, especialmente em regiões mais quentes. Até o momento, as frutas apresentam alta qualidade, com diâmetro e cor melhores. “Fizemos o raleio na época certa, retirando frutos pequenos para que nascessem os grandes”, disse o assistente técnico da Emater-RS, Derli Paulo Bonine. O especialista lembra que a safra da bergamota se estende até dezembro no Estado, em função do leque diversificado de variedades cultivadas pelos gaúchos. A segunda leva a ser colhida é de bergamota Ponkan, depois a Caí, Montenegrina e a Murcote.

O especialista lembra que, na safra 2012, os produtores amargaram grandes perdas, em função da estiagem que marcou os primeiros meses do ano, seguida de um período de geada severa. “Esse ocorrido arrasou a fruticultura. Colhemos pouco mais de 60 mil toneladas, volume que representa menos da metade do que produzimos historicamente”, disse. No caso das laranjas, a colheita costuma ocorrer tardiamente, especialmente na região Norte do Estado, a qual concentra dois terços da produção gaúcha. No Vale do Caí, já começou a colheita da laranja do céu, a qual pode ser consumida ainda verde. “É uma variedade com pouca acidez, o que permite o consumo mesmo verde”, disse.

O especialista diz que o sucesso nos pomares é atribuído a melhorias na sua condução com podas nos momentos oportunos, raleio e tratamento fitossanitário eficiente. Aliado às práticas de manejo, novas cultivares não param de chegar ao mercado, com o objetivo de garantir maior produtividade, especialmente pela alta tolerância a doenças. Neste ano, será lançada a cultivar de bergamota híbrida Hada, com alta tolerância às principais doenças dos citros.
Imprimir