Imprimir

Notícias / Geral

Estudantes em Mato Grosso conhecem sistema de análises de solo da Empaer

Assessoria

 Pelo menos 35 estudantes de agronomia tiveram uma aula prática no laboratório de solos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Várzea Grande, na última semana. O grupo conheceu a capacidade de trabalho do laboratório, que realiza em média 50 amostras de solo por dia.

A professora Fabiana Rocha, que leciona Química Analítica na instituição de ensino, solicitou a aula e a visita técnica para exemplificar como são feitas as análises de solo de forma convencional e com aparelhos de absorção atômica. Pela terceira vez no laboratório, ressalta que as aulas ficam dinâmicas e os alunos conhecem as metodologias usadas para as análises químicas.

A aluna do terceiro semestre, Gislaine Carrara, ficou surpresa com o tamanho e a capacidade de trabalho do laboratório, que realiza em média 50 amostras de solo por dia. Fernando Aued aprendeu que a coleta de amostras de solo é um pouco complicado, “tem que fazer certo desde a retirada da terra para não ter conseqüências desastrosas com a produção”. Antonio Patric Queiroz, destacou que “fica mais fácil verificar na prática o que aprendeu com a teoria".

Os alunos também conheceram a rotina desenvolvida pelo órgão governamental e, segundo o coordenador dos Núcleos de Laboratórios da Empaer, José Alcântara Filgueira, eles puderam acompanhar de perto os processos de análises de solo, leitura de macro/micronutrientes, metais pesados para determinar a contaminação do solo, rios, meio ambiente.
Imprimir