Imprimir

Notícias / Agronegócio

Encontro debate alternativas de armazenagem na propriedade

Assessoria

 A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) realizou, em Rio Pardo, na Expoagro/Afubra, através da Câmara Temática da Infraestrutura, um debate sobre as alternativas de armazenagem na propriedade, como forma de reduzir custos, aumentar a qualidade dos produtos e ampliar a receita dos produtores. Segundo dados da Conab, no Brasil a média de estocagem na propriedade é de 15%, enquanto que nos países desenvolvidos este volume chega a 35%.

O debate foi aberto pelo titular da Seapa, Luiz Fernando Mainardi, salientando que o objetivo do encontro era resgatar o trabalho que vem sendo feito por instituições com o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e a Emater, assim como pela iniciativa privada, na busca de projetos viáveis para serem implementados no Estado.

"Nós, enquanto agentes públicos, temos a obrigação de buscar reduzir os custos dos produtores e oferecer condições para que eles possam, por exemplo, decidir qual o melhor momento para vender a sua produção", destacou Mainardi, ao anunciar que em breve o Governo Federal também deverá apresentar um programa para este setor.
Mas, a melhoria da qualidade da energia elétrica na zona rural, onde pelo menos 35% das propriedades tem algum tipo de problema, deve ser perseguida. Conforme o secretário, este tema deverá ser incorporado à pauta de ação da secretaria.

Projetos

O presidente do Irga, Claudio Pereira, apresentou o projeto de silos modulados desenvolvido pelos técnicos do instituto. Segundo ele, a preocupação é reduzir os custos, melhorar o controle de qualidade e possibilitar ao produtor o poder de decidir em que hora vai vender o seu produto.

Pereira disse, ainda, que o projeto está sendo apresentado aos produtores, entidades e prefeituras, prevendo, para um segundo momento, o treinamento e a capacitação de técnicos para a instalação dos silos modulados e a elaboração de um manual técnico. "Acreditamos que podemos atingir, de forma direta e indireta, com esta iniciativa, cerca de 48 mil pessoas", concluiu o presidente do Irga.

Já o representante da Emater, Ricardo Martins, que coordena o projeto que resultou na proposta de um silo de alvenaria de baixo custo, afirmou que existem soluções técnicas viáveis para este problema e que o Governo do Estado está apto a dar assistência aos produtores.

Por sua vez, o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Focking, Kurt Kewuer, apresentou diversos protótipos que estão sendo estudados pelo setor de engenharia da empresa. "Estamos usando a nossa experiência em armazenagem para contribuir com o desenvolvimento do Estado", conclui.
Imprimir