Imprimir

Notícias / Geral

Agricultores do centro-sul do Ceará participam da Procissão do Fogaréu

Globo Rural

 Os 'Irmãos da Cruz' são uma comunidade de agricultores que nesta época de quaresma, fazem penitência, por acreditar que assim purgam os pecados. O homem vira 'penitente' e a mulher 'excelência'. Dona Francisca, de 71 anos, ainda participa, mas já passou o costume rural para a filha e a neta.

Eles não perdem um só encontro. O primeiro de uma série de rituais da Páscoa aconteceu em Várzea Alegre, no centro sul do Ceará. Foi a 'procissão do Fogaréu', que reuniu representantes de vários municípios.


De colete e touca longa, para cobrir o rosto, como manda a regra, os penitentes carregavam luminárias e entoavam benditos para chamar a atenção. A tradição é antiga. Segundo historiadores, o costume foi trazido para o Nordeste pelos frades franciscanos no começo do século XVIII. Trezentos anos depois, a religiosidade ainda é mantida por trabalhadores rurais da região.

No fim da procissão, os penitentes lotaram a capela e cantaram aos pés de São Francisco, em homenagem ao novo papa. Os grupos de penitentes permanecem reunidos aguardando o jejum da Sexta-Feira Santa.
Imprimir