Imprimir

Notícias / Agronegócio

Exportações de milho de MT somam 3,7 mi de toneladas

Globo Rural

 As exportações de milho de Mato Grosso bateram recorde no começo deste ano. Segundo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), somente no primeiro bimestre do ano de 2013 foram 3,7 milhões de toneladas, frente as 657 mil toneladas exportadas no mesmo período no ano passado. O volume corresponde a 75% do total de milho exportado pelo Brasil neste período (4,9 milhões de toneladas).

O milho contribuiu com US$ 1,04 milhão, representando 50% da receita gerada no Estado com exportações nos dois primeiros meses do ano. No entanto, com a ocorrência da colheita da soja, junto às limitações logísticas, à falta de espaço nos portos e a redução nos estoques do cereal, a concorrência com a oleaginosa para escoamento da safra de grãos coloca o milho em segundo plano nas exportações a partir de agora.

A recuperação nas exportações do cereal só é esperada quando a nova safra começar a ser colhida no Estado, em meados de junho. Além disso, há boas expectativas quanto ao aumento nas importações japonesas de milho mato-grossense. O País asiático tem dado cada vez mais atenção ao milho do Estado. Isso se justifica visto que no passado as exportações para o Japão ocorriam de forma esporádica. Todavia, desde junho de 2012, os embarques têm ocorrido mensalmente. Nos dois primeiros meses deste ano, os japoneses já ocupam o segundo lugar como consumidores do milho de Mato Grosso.
Imprimir