Imprimir

Notícias / Agronegócio

Rússia libera importação de carnes do Paraná e abre caminho para MT

De Sinop - Alexandre Alves

 Dois frigoríficos de carnes de aves localizados em Palotina e Matelândia, no Paraná, foram liberados para exportar para a Rússia, informa o site do Rosselkhoznadzor, do serviço sanitário russo. A divulgação foi feita na segunda-feira, dia 25 de março.

Acordo entre Brasi e Rússia pode beneficiar Mato Grosso

A medida abre caminho para a efetiva liberação de exportação de carnes àquele país, também de frigoríficos em Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

A restrição ocorreu em junho de 2011 quando os russos deixaram de importar qualquer produto de origem animal dos três estados.

Segundo o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Célio Porto, a liberação dos frigoríficos paranaenses é o primeiro gesto concreto das autoridades russas, “que torna efetiva a suspensão das restrições aos três estados, anunciadas em novembro do ano passado”, disse.

Rússia avaliará frigoríficos de Mato Grosso e de mais dois estados

A liberação das plantas paranaenses ocorreu após inspeções de técnicos em vigilância sanitária da Rússia em unidades produtoras dos três estados. Apesar de o fim dos embargos ter sido anunciado pelo governo brasileiro em novembro passado, na prática, as restrições ainda não estavam suspensas, uma vez que Moscou ainda não havia habilitado novas plantas nesses estados para exportar ao mercado russo desde então.

A indústria de carne suína foi a mais afetada pelas restrições russas, mas o setor viu as vendas melhorarem a partir do segundo semestre de 2012, com a habilitação de novas plantas em outros Estados não embargados.

Em janeiro, a Rússia alcançou um fatia de 29 por cento das vendas totais de carne suína do Brasil, com 11.940 toneladas, um crescimento de 454 por cento ante janeiro de 2012 (2.154 t).
Imprimir