Imprimir

Notícias / Economia

Exportação de soja cai 16,5% em março, informam dados da Secex

De Sinop - Alexandre Alves

 A exportação de soja do Brasil somou 3,536 milhões de toneladas em março, contra 959 mil toneladas embarcadas em fevereiro, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados nesta segunda-feira.

O volume do mês está 16,5% abaixo das 4,23 milhões de toneladas do mês de março do ano passado – o que pode ser reflexo da “crise de logística” que o país vive, devido ao crescente aumento de produção que não é acompanhado pela infraestrutura.

Produtores cobram melhorias urgentes na logística do país

Há duas semanas, a maior trading chinesa de commodities agrícolas cancelou a compra de quase dois milhões de toneladas da oleaginosa brasileira - cerca de 600 mil toneladas eram de Mato Grosso – por atrasos na entrega.

Os chineses consideram que a deficiência brasileira para enviar os grãos vendidos é uma quebra de contrato e resolveram efetuar novas compras na Argentina e nos Estados Unidos.

Negócios com soja esfriam no Brasil após cancelamentos da China

O setor agropecuário brasileiro está fazendo duras críticas ao governo federal que, por sua vez, ensaia medidas visando amenizar o caos logístico que está instalado no país. Contudo, ao que parece, a ineficiência do país já está refletindo na balança comercial com a queda nas vendas de soja (e isso no auge da colheita da maior safra de grãos da história).
Imprimir