Imprimir

Notícias / Agronegócio

Autorizada reprogramação de financiamento para estocagem do café

Mapa

 O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a reprogramação do pagamento das operações de crédito rural para estocagem de café contratadas no período de 1º de janeiro de 2012 a 28 de março 2013. Os recursos são provenientes do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), dos Recursos Obrigatórios e da Poupança Rural, para pagamento em até 12 parcelas mensais, vencendo a primeira em junho de 2013. Os reembolsos são atualmente pactuados em duas parcelas, aos 180 e 360 dias a partir da contratação, com os vencimentos concentrados em abril e outubro deste ano.

A resolução, aprovada nesta quinta-feira, dia 28 de março, também se estende às operações de custeio convertidas em estocagem e a contratação deverá ser efetuada até 31 de maio de 2013.

De acordo com o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gerardo Fontelles, o início da colheita da nova safra de café será em abril, desta forma poderia haver excesso de oferta do produto, comprometendo os níveis de preço.

“O ministério propôs que essa operação fosse distribuída ao longo de 12 meses, de modo a disciplinar a oferta do grão. Simultaneamente, o ministério providenciará a oferta de crédito para esta colheita e estocagem do café”, adiantou o secretário.

A proposta para o reajuste do preço mínimo do café safra 2013/2014 será apreciada pelo CMN em abril.
Imprimir