Imprimir

Notícias / Agronegócio

MDA participa de discussão sobre sanidade agropecuária na Expolondrina 2013

MDA

“É importante discutir a sanidade em vários aspectos, tanto em relação a pragas e doenças quanto à agroindústria, principalmente para os pequenos e médios produtores”, afirmou o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini, ao participar do 3º Encontro Estadual de Conselhos de Sanidade Agropecuária, em Londrina, nesta sexta-feira (12).

O encontro, promovido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), é parte da programação da 53º Exposição Agropecuária e Industrial – Expolondrina, que vai até o dia 14 de abril no Parque Governador Ney Braga.

“Este Encontro reforça a importância da agricultura familiar para a produção vegetal e animal e a participação dos conselhos é fundamental para que tenhamos a agricultura familiar não só no aspecto quantitativo, mas também com maior valor agregado e com boas práticas de sanidade agropecuária”, disse o secretário Bianchini. Ele destacou o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) como estratégia para trabalhar a sanidade agropecuária em todos os municípios.

No Encontro Estadual, representantes dos conselhos de sanidade agropecuária dos municípios do Paraná compartilharam experiências e desafios e elaboraram um plano de ação que será encaminhado para os governos – municipal, estadual e federal. Os participantes debateram temas como: defesa sanitária vegetal; defesa sanitária animal; fundo de aval; organização rural; e vigilância sanitária.

Suasa

O Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), regulamentado em 2006, é um sistema unificado e coordenado pela União, com participação dos municípios, estados, por meio de adesão. Ele permite a legalização e implementação de agroindústrias, para a comercialização dos produtos industrializados localmente no mercado formal.

Expolondrina

Exposições de máquinas e implementos agrícolas, palestras técnicas, leilões, apresentações musicais, gastronomia, cursos, saúde e nutrição animal, tudo pode ser conferido na Expolondrina que conta com presença de instituições governamentais, financeiras e educacionais O evento recebe cerca de 400 mil visitantes em busca de negócios e entretenimento.

Um dos destaques da feira é a 19ª edição da Via Rural – A Fazendinha, que tem apoio do MDA. A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar por meio de encontros entre produtores, técnicos, famílias e estudantes. Há exposições de caprinocultura, ovinocultura, olericultura, além de máquinas e implementos agrícolas, e maquetes com modelos de propriedade. A Expolondrina começou dia 4 de abril e encerra neste domingo (14).
Imprimir