Imprimir

Notícias / Agronegócio

Embrapa sedia II Reunião da Comissão Técnica da PIA

Embrapa Clima Temperado

A II Reunião da Comissão Técnica da Produção Integrada de Arroz (Pia) acontece nesta quarta-feira, dia 17, às 14h, na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS. Desde 2005, foi implantado este sistema como instrumento de apoio ao agronegócio orizícola, o qual busca um indicador com identidade visual própria, com reconhecimento em níveis nacional e internacional, capaz de assegurar a gestão da propriedade agrícola com enfoque na qualidade.

Segundo a presidente da comissão, a pesquisadora Maria Laura Mattos a PIA fundamenta-se em uma fase intermediária entre a orizicultura tradicional e a orgânica, caracterizando-se como um sistema de produção agrícola de alta qualidade, que utiliza mecanismos de regulação naturais, respeitosos com o meio ambiente, podendo atender dois focos extremos da política governamental brasileira: fornecimento de alimento básico a camadas menos favorecidas da população (inclusão social); e maior competitividade do agronegócio orizícola no atendimento de mercados internos diferenciados e internacionais, todos demandantes por sistemas de exploração agrícola sustentáveis.

O sistema de PIA é holístico, sendo o segmento campo e o pós-colheita certificados em conjunto. A propriedade é enquadrada nos princípios da PIA por livre adesão dos produtores e o produto final recebe uma certificação oficial.

No programa da reunião consta a abertura realizada pelos representantes da Embrapa Clima Temperado, com a presença do chefe-geral Clenio Pillon e da presidente da comissão, Maria Laura Mattos e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcelo Freitas. Logo a seguir, serão tratados temas como a Grade de Agrotóxicos, pelo pesquisador.

José Francisco da Silva Martins e posteriormente, sobre Caderneta de Campo, Caderneta de Pós-Colheita e Norma Técnica Específica da Produção de Arroz sob a condução dos dois pesquisadores Maria Laura Mattos e José Francisco Martins. O encerramento do encontro se dará com a visita à Expoarroz 2013. Quem acompanha esta pauta técnica será a diretora-executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Arroz (Abiarroz), Andressa Sousa e Silva.
Imprimir