Imprimir

Notícias / Agronegócio

Projeto 'Futuros Produtores do Brasil' busca despertar paixão pela agropecuária

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Criar nos jovens o interesse pelas inúmeras oportunidades de carreira que existem na agropecuária nacional, e despertar neste público a paixão pelos negócios intrinsecos a esta área da economia. Segundo a assessoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), este é um dos objetivos do projeto 'Futuros Produtores do Brasil', que entre outras perguntas questiona "Como estão os futuros herdeiros de propriedades ou negócios rurais do Brasil? Quais os rumos que esses jovens estão tomando? E quais os impactos de suas escolhas sobre os negócios da família?".
 
De acordo com o diretor executivo da Famato, Seneri Paludo, a federação pretende, por meio do projeto, motivá-los a ter interesse em dar continuidade aos negócios da família. "Afinal, eles serão os futuros herdeiros e precisam saber lidar com o mercado e o cotidiano de uma propriedade", informa. O público alvo do projeto são filhos de produtores rurais e empresários ligados aos segmentos do agronegócio. Eles devem estar cursando o ensino médio ou até o segundo ano da universidade.

Ao todo, participarão 30 jovens, sendo 20 selecionados pela Famato e 10 vagas abertas à comunidade em geral. Neste último caso, a escolha dos jovens será feita por meio de processo seletivo, com ficha de inscrição e entrevista via Skype.

Até setembro deste ano, serão realizados quatro encontros que abordarão o cenário do agronegócio, pecuária, grãos e gestão profissional.

Calendário

O primeiro será dia 25 de maio, na fazenda Filadélfia, do Grupo Bom Futuro, em Campo Verde. O segundo ocorrerá na fazenda Campo Novo, do produtor Ricardo Arioli, dia 29 de junho, em Campo Novo do Parecis. Em seguida, no dia 27 de julho, será a vez da Fazenda Gamada, do produtor Mário Wolf, de Nova Canaã do Norte, receber os participantes.

Por último, em 06 de setembro, os jovens irão até a bolsa BMF, em São Paulo, onde terão a oportunidade de saber mais sobre o mercado de commodities, ter noções de educação financeira e informações sobre como funcionam as exportações.

A participação no projeto é gratuita. Os interessados podem entrar em contato no (65) 3322-7252 (de Cuiabá) ou pelo e-mail inscricoes@famato.org.br.
Imprimir