Imprimir

Notícias / Agronegócio

Safra de soja em RO deve ter aumento de 16% este ano, diz Conab

G1 RO

Apesar do excesso de chuva no estado de Rondônia no primeiro semestre de 2013, a expectativa é de crescimento da safra de soja no estado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o órgão, a safra 2012/2013 deve ter um aumento de pouco mais de 16%, com 589 mil toneladas. A área plantada também é maior, neste ano foi registrado 147,7 mil hectares, sendo que 25 mil ficam na região de Cerejeiras (RO), distante 800 quilômetros de Porto Velho, próximo a divisa com o Mato Grosso.

O agricultor Gabriel Horn deixou a seca no Paraná para investir na soja em Rondônia. No estado, o plantio começa em dezembro e em abril quase toda a lavoura já foi colhida e comercializada. Dos 350 hectares plantados por Horn, faltam apenas 80 para serem colhidos. "A expectativa é que o produto seja encaminhado para a China. Fizemos algumas vendas futuras logo no plantio para garantir o preço", espera Horn.

Ronaldo Fontana é filho de agricultor e não pensa em deixar o campo. Em função da natureza teve que apostar na estiagem e esperar para colher a soja plantada no fim do ano passado. Uma semana a mais de chuva pode colocar em risco a produção. "Adiantei a colheita para não correr o risco de perder. Certamente se eu esperasse, a chuva estragaria os grãos infiltrando água na soja", explica Fontana.

Mesmo com a previsão de aumento da safra, muitos produtores tiveram problemas na hora da colheita. A chuva que ajudou no plantio durou mais que o esperado e atrapalhou a fase final do plantio, dizem os agricultores. Os produtores da região de Cerejeiras têm que aproveitar todos os dias de sol para acelerar o processo de colheita e não perder a produção.

O agricultor Alindo Grave acompanha o processo de classificação da soja que é exportada na unidade de recebimento e explica que quase 50% dos grãos apresentaram problemas por causa do excesso de chuva. Dos 4,5 mil hectares plantados, 20% não serão colhidos, o prejuízo está sendo contabilizado em torno de 45 mil sacas. "Enquanto que a precipitação normal de chuva no ano agrícola é em torno de 1,1 milímetros, este ano choveu cerca de 2,3 milímetros. É bem acima da média", conclui Grave.

Luiz Alves é meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e confirma que a chuva foi mais intensa no sul do estado no mês de abril. "Temos zonas de convergência de umidade e convergência de umidade do Atlântico Sul que tem atuado com bastante intensidade no centro-oeste e também sul da Amazônia", conta o meteorologista.

Para exportar a produção de soja, de Rondônia, a BR-364 é o começo do corredor de escoamento do produto, que segue por cerca de dois mil quilômetros para chegar aos rios até do Pará.
Imprimir