Imprimir

Notícias / Agronegócio

Cultivar CD agrada produtores da região de Maringá

Imprensa COODETEC

As lavouras da região de Maringá garantiram bons resultados para os sojicultores nesta safra. O resultado alcançado com a última colheita é 39% maior do que o saldo da safra 11/12. No ano passado, os agricultores desta região finalizaram o ciclo da cultura com mais de 553 mil toneladas do grão e, agora, o resultado ultrapassou 770 mil toneladas. A média de colheita, por produtor, chegou a 3.295 quilos por hectare.

Além de um pequeno aumento da área cultivada (2%), os sojicultores também puderam experimentar uma nova variedade de soja oferecida pela Coodetec: a CD 2630RR STS. Esta cultivar tem se destacado no plantio antecipado e também faz parte dos bons resultados das lavouras. O produtor e empresário Moacir Ferro, da Comércio de Produtos Agrícolas Campos Verdes, reservou 30 hectares de sua área para a cultivar CD . “A antecipação de plantio é o que mais agrada. Além disso, gasta-se menos com semente, tendo em vista que exige menor número de plantas por metro linear, apresenta bom desenvolvimento e é um material uniforme, independente do tipo de solo e fertilidade”, informou. Ferro, que colheu 64 sacas por hectare, também informou que todos os produtores da sua região, que plantaram essa cultivar na última safra, elogiaram o material. “Vamos continuar com a CD 2630RR STS, também pelo controle eficaz de plantas daninhas.”

Da mesma forma, em Maringá, o produtor Eduardo Martins alcançou resultados satisfatórios com a soja desenvolvida pela Coodetec. Ele colheu, em duas áreas diferentes, 64 e 66 sacas por hectare. “Trabalhamos com milho safrinha e, por isso, devido a antecipação de semeadura, é um material que se encaixa bem na nossa necessidade. Ótimo para abertura de plantio. Apresenta bom desenvolvimento e engalhamento. Na próxima safra esperamos produzir mais, diminuindo a população e plantando um pouco mais cedo”, explicou.

Não muito longe de Maringá, também é possível encontrar excelentes resultados com a cultivar CD 2630RR STS. Em Lobato, o produtor Tiago Bronze Cansian colheu 72 sacas por hectare. “Em minha área, se saiu melhor que outras duas fortes concorrentes do mercado. Ficamos 20 dias sem chuva e, mesmo assim, se desenvolveu dentro do esperado. A produtividade foi excelente. Outro material, que estava ao lado, sentiu mais a seca, refletindo na produção. Vou aumentar a área na próxima safra. Vale a pena investir”, garantiu Cansian.

Características da cultivar CD 2630RR STS

A CD 2630RR STS, de ciclo precoce, tem recomendação para as regiões onde se cultiva milho safrinha no Sul do Brasil e Paraguai. Indicada para solos de média e alta fertilidade, esta variedade apresenta excelente porte de plantas no plantio antecipado. É resistente aos nematoides de cisto, raças 3 e 14, e tolerante ao oídio. Ainda é importante destacar que a soja CD 2630RR possui o gene STS™, que facilita o manejo da buva, corda-de-viola e trapoeraba.
Imprimir