Imprimir

Notícias / Agronegócio

Produtores optam por novo segmento no campo e vêm ganhando espaço em MT

Da Redação - Vanessa Alves

O tema do Dia de Campo realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado ressaltou um novo segmento que está ganhando espaço em Mato Grosso, a ovinocultura.

O novo segmento está chamando a atenção dos produtores da região que acreditam que a atividade é uma alternativa para diversificar a geração de renda no campo e acreditam no futuro promissor, mas que o sucesso desse setor somente será possível com a maior organização da cadeia produtiva.

O produtor rural Hernandes Piccoli iniciou as atividades no campo na ovinocultura, porém a produção de grãos ainda é o carro-forte da fazenda localizada na cidade de Sorriso (há 418 de Cuiabá). O rebanho, que começou com 30 animais, conta atualmente com 2.500, de cinco raças diferentes. Todo o plantel é criado em pequenos lotes, que juntos ocupam 35 hectares.

De acordo com Piccoli, uma das vantagens da ovinocultura é que o produtor pode aproveitar poucos espaços da fazenda, como as áreas mais acidentadas, que não são mecanizáveis.

Nas últimas décadas, o rebanho de ovinos no Estado avançou 80% e esse resultado animam os produtores do campo. Hoje, o plantel é estimado em mais de 1,4 milhões de animais.

Apesar dos resultados positivos, a cadeia produtiva ainda enfrentam algumas barreiras, como a baixa oferta de cordeiros nos padrões exigidos pela indústria e a falta de planejamento e de conhecimento técnico sobre o segmento da ovinocultura.
Imprimir