Imprimir

Notícias / Agronegócio

Aprosoja sugere à União recomposição de estoque de milho e compra de 10 milhões de toneladas

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Em reunião realizada na semana passada entre o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, a entidade sugeriu à União a recomposição do estoque por meio da aquisição de 10 milhões de toneladas de milho. A transação intermediada por meio do Prêmio para Escoamento do Produto (PEP), e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro).

Estrutura deficitária preocupa produtores; silos não comportam produção de milho safrinha
Produtividade do milho deve crescer ainda mais com as chuvas previstas

De acordo com a assessoria de imprensa da Aprosoja, o ministro sinalizou interesse em realizar leilões de milho, promovidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ele anunciou uma provável projeção de compras de quatro milhões de toneladas por meio de contrato de opção, e mais cerca de três milhões de toneladas por meio dos incentivos.

Entretanto, no entendimento de Fávaro, a proposta inicial apresentada pelo Mapa não atende por completo a necessidade do setor. "Diante da volumosa produção, a aquisição do grão poderia ser de forma diferente. É fundamental que o governo refaça a recomposição dos seus estoques", acrescenta.

Fávaro observa que devido à abundância de oferta, sugerre-se que o governo faça a conta diferente: que compre dois milhões de toneladas como contrato de opção, junte mais recursos, e adquira 10 milhões de tonelada por meio do PEP e PEPRO.

Em análise posterior, o presidente da Aprosoja comentou que mesmo que o Mapa acate a sugestão da Aprosoja, o País contará com excedente de aproximadamente 15 milhões de toneladas. O consultor André Pessoa, da Agroconsult, que também participou da reunião, apresentou dados atualizados revelando que Mato Grosso deverá produzir 19,4 milhões de toneladas de milho, recorde absoluto da produção do grão.

O secretário nacional de Políticas Agrícolas, Neri Geller também esteve presente ao encontro. Ao final da reunião, Antônio Andrade se comprometeu em anunciar nesta semana novas notícias quanto à política de aquisição do Governo Federal.
Imprimir