Imprimir

Notícias / Agronegócio

Agroindústria amplia catálogo de produtos com venda para Alimentação Escolar

MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário

Foi com a renda do sítio de dez hectares, no município de Santo Antônio da Patrulha (RS), que Germano e Aracema Heldt, ambos de 58 anos, garantiram a criação dos três filhos, hoje crescidos e casados. Com os filhos encaminhados, o casal decidiu investir no sonho de expandir a Agroindústria Sabor Colonial. Para isso, a comercialização pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), articulada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi fundamental.

Antes de montar o próprio negócio, o casal que se criou no engenho, ganhava a vida vendendo melado para grandes fábricas da região, que pagavam pouco pelo produto. Há oito anos construíram a agroindústria e resolveram investir no beneficiamento da matéria-prima. Hoje o catálogo da Sabor Colonial tem cerca de 15 itens como melado, rapadura, açúcar mascavo e chimia*. Praticamente toda a matéria-prima é cultivada na propriedade de forma orgânica.

Os produtos são comercializados em atacado para supermercados e em feiras de exposição. Mas, desde que começaram vender para as escolas da região por meio do Pnae, há dois anos, este se tornou o principal mercado dos doces. Em média, o casal fabrica 500 kg de chimia por ano para serem entregues em dez escolas estaduais. O que equivale a aproximadamente um terço da produção.

“A gente passou a ganhar mais depois que começou a vender para escolas. O bom que é uma venda garantida. A cada seis meses nós assinamos um contrato para o próximo semestre”, explica Germano. A expectativa é que este número aumente, já que outras escolas municipais da região demonstraram interesse no produto. “Aí vamos vender ainda mais”, anima-se Aracema.

Outra novidade que anima o casal é a possibilidade de conseguirem um financiamento do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ainda este ano eles entregaram ao banco um projeto técnico para adquirir novos equipamentos para a agroindústria. O crédito, caso seja aprovado, vai servir para a compra de panelas automatizadas, o que facilita o trabalho para o casal e garante aumento da produção. “Como somos nós dois para fazer tudo, o trabalho vai ficar mais fácil”, pontua Aracema.

*Chimia: doce de frutas em forma pastosa similar à geleia. Pode ter sabores variados, usando cascas, frutas ou outras combinações.
Imprimir