Imprimir

Notícias / Política

Secretário de Agricultura participa da outorga da Comenda Antônio Secundino

Portal do Agronégocio

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participa, nesta terça-feira (21), da solenidade de outorga da Comenda Antônio Secundino de São José, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. A homenagem, criada em 1991, é outorgada pelo Governo do Estado, anualmente, a personalidades e instituições que prestaram e continuam prestando relevantes serviços a favor do desenvolvimento da agropecuária, do saneamento e do meio ambiente.

De acordo com o secretário Elmiro Nascimento, que preside o Conselho Diretor da Comenda, a honraria, além de perpetuar a memória de Antônio Secundino, conquistou o seu lugar de destaque e importância em Minas e no país. “Trata de um excelente instrumento de valorização dos aguerridos homens e mulheres que tanto trabalham para preservar e fortalecer os valores que advêm do campo e do meio ambiente”, destaca Nascimento.

Neste ano, 12 personalidades serão agraciadas: o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcelo Lana Franco; o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de Patos de Minas, Sérgio Glicério Martins; o professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Carlos Faria Lobato; o professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Gilberto Chonaku Sedyama; o professor do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Luiz Roberto Guimarães Guilherme; o pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França Neto; o diretor-executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), José Aparecido Gonçalves; o diretor-presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva; o administrador e economista Luciano Amorim Borges e os empresários e produtores rurais Marco Antônio Nasser de Carvalho e Haroldo Barcelos Veloso.

A solenidade de entrega da Comenda faz parte da programação oficial da Festa Nacional do Milho (Fenamilho), um dos principais eventos do agronegócio mineiro. A homenagem este ano acontece junto com o Festival de Pratos Típicos com Milho, no Paiolão do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento. A 55ª Fenamilho vai até o dia 2 de junho.

Antônio Secundino

Antônio Secundino de São José nasceu no distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Formado em Agronomia, fundou a empresa Agroceres que, em 1945, introduziu o milho híbrido no Brasil. O empresário, falecido em 1986, deixou uma extensa biografia a favor da pesquisa e da agricultura nacional.

Agronegócio na região

O Alto Paranaíba se destaca como o principal polo produtor de milho no Estado. Em 2013, a safra de milho da região deve alcançar 1,7 milhão de toneladas, o que corresponde a 23,4% da safra estadual, que deve ficar em 7,3 milhões de toneladas, segundo levantamentos do IBGE.

A região é a segunda produtora de cana de açúcar em Minas. Nesta safra, deverão ser colhidas cerca de 7 milhões de toneladas, que representam 9% da produção mineira. É a terceira produtora de soja em Minas. A expectativa é que a produção regional alcance 719 mil toneladas, que corresponde a 21% da produção do grão no Estado.

Patos de Minas, cidade polo do Alto Paranaíba, se destaca como o principal produtor de leite do Estado e o segundo do país. Segundo o último levantamento do IBGE, realizado em 2011, a produção do município foi de 147 milhões de litros.

O município também se destaca como um dos principais polos suinocultores de Minas Gerais, ocupando o terceiro lugar em rebanho suíno, com 184 mil cabeças. O rebanho bovino é de 211 mil cabeças - 11º lugar entre os municípios mineiros.

A produção de milho em Patos de Minas para 2013 deve ser de aproximadamente 73 mil toneladas. Já a produção de soja deve alcançar 24 mil toneladas.
Imprimir