Imprimir

Notícias / Economia

Volatilidade de preço do açúcar deve diminuir, estima banco Macquarie

Dow Jones

 Um excedente de 4,3 milhões de toneladas, além de um enfraquecimento na demanda de importação da Rússia e da China, deve reduzir a volatilidade dos preços do açúcar ao longo da safra 2012/13, afirmou nesta quinta-feira o banco de investimentos Macquarie. Mesmo assim, a instituição acredita que as cotações da commodity ficarão acima do nível atual de 21 cents por libra-peso, entre 23 cents e 24 cents por libra-peso, devido a temores envolvendo a produção global para esta temporada.

De acordo com o Macquarie, além da produtividade menor das plantações da Europa e da Tailândia, é provável que a Índia revise para baixo o tamanho de sua produção no ciclo 2012/13. Por enquanto, nações da Ásia, África e Oriente Médio têm procurado elevar seus estoques graças à oferta de açúcar do Brasil, o maior produtor mundial, disse o banco.

Isso deve enfraquecer a demanda por importação de açúcar. Segundo a instituição, o consumo nos países produtores deve crescer na temporada 2012/13, impulsionado, principalmente, por uma esperada recuperação econômica. Mas com estoques domésticos suficientes para suprir tal demanda, a procura pelo açúcar no mercado internacional tende a ser menos intensa.

O Macquarie acrescenta que o saldo líquido de posições vendidas por fundos na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) indica que o superávit está completamente precificado e que qualquer choque de oferta ou impulso macroeconômico poderia desencadear ondas periódicas de cobertura de posições vendidas.
Imprimir