Imprimir

Notícias / Agricultura

Seminário sobre o arroz vermelho é nesta semana

Assessoria de imprensa IRGA

O seminário é uma promoção do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em parceria com a Universidade Federal do RS (Ufrgs) e tem por objetivo debater os principais temas relativos aos problemas e ao controle do arroz vermelho, considerado uma planta daninha que causa grandes prejuízos econômicos à agroindústria do arroz irrigado. O evento ocorre no auditório do Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do RS PUCRS (Av. Ipiranga, 668, Porto Alegre)

Para as atividades são esperados cerca de 500 participantes, numa programação dividida em quatro painéis técnico-científicos. Além de palestrantes brasileiros da UFRGS, Irga, Embrapa, PUCRS, UFPel e UFSM, estarão presentes técnicos, pesquisadores e professores da Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Itália e Israel.

O seminário também conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar), da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) e da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD).

Arroz vermelho

Nas lavouras, o arroz vermelho interfere na produtividade e na lucratividade, além de aumentar os custos de produção e depreciar o produto colhido. Já nas indústrias, provoca uma perda expressiva da qualidade física do arroz. A cultura orizícola é a segunda maior do estado - perdendo apenas para a soja - e a que mais arrecada impostos.

Inscrições e informações pelo email AV2013@irga.rs.gov.br ou pelos telefones (51) 3470.0602, (51) 3470.0637. Para ver a programação detalhada do Evento, acesse a página www.irga.rs.gov.br.
Imprimir