Imprimir

Notícias / Política

Agricultura vai trancar rodovias federais em protesto contra demarcações indígenas

De Brasília - Vinícius Tavares

Agricultores de pelo menos 14 estados onde ocorrem conflitos fundiários envolvendo produtores rurais e índios devem participar de grande mobilização do setor agrícola para pedir o fim das demarcações para criação de reservas indígenas e territórios quilombolas.

A manifestação promovida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) tem o apoio de entidades do setor rural e deve interromper as principais rodovias federais no dia 14 de junho, sexta-feira. A paralisação está prevista para ocorrer entre 9h e 15h.

Produtores expulsos retornam a Suiá Missú e recomeça clima tenso com índios
Índios invadem Congresso Nacional e exigem fim da tramitação da PEC 215

“A paralisação promete ser um dia emblemático para que o Brasil inteiro pare e possa voltar os olhos para a questão do índio mas também para proteger o produtor rural ameaçado de perder suas terras adquiridas de forma legítima”, afirma o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que preside subcomissão de questões indígenas da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia da Câmara.

Advogado de produtores acusa Joaquim Barbosa de se omitir sobre despejo em Suiá Missú

Segundo ele, a manifestação tem por objetivo forçar o governo federal a ter uma postura estadista e não ideológica sobre a necessidade de abrir processos que envolvam desapropriação ou mesmo expropriação de terras produitvas.

“Que seja uma atitude a favor do Brasil, cumprindo a constituição brasileira e não inventando regras para demarcação não são de terras indígenas mas como reservas extrativistas”, completa Leitão.

Segundo informações da FPA, a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) irá contribuir com a distribuição de alimentos à população que for atingida pelo bloqueio das estradas. Já a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) vai mobilizar sindicatos rurais de todo o país para reunir o maior número possível de produtores e máquinas agrícolas.

Enquanto isso, os membros da FPA insistem em pedir ao presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), a criação de uma Comissão Especial destinada a analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 215) que delega ao Congresso Nacional a prerrogativa para criação de terras indígenas e quilombolas, atribuição que hoje cabe exclusivamente ao Poder Executivo.

Atualizada e corrigida às 15h08
Imprimir