Imprimir

Notícias / Agronegócio

Maior do mundo, frigorífico brasileiro JBS deve pagar US$3 bi por Seara

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

Um negócio bilionário. Assim está sendo encarada a aquisição da Seara pela JBS. Segundo matéria veiculada pela Reuters, a JBS pagará parte do valor, algo em torno de 2,5 bilhões e 3 bilhões, por meio da assunção de dívidas da Marfrig. O restante deverá ser pago em espécie. Os termos do acordo serão divulgados pelas duas empresas nesta segunda-feira (10). As assessorias de imprensa não forneceram mais informações sobre o negócio.

Mitsubishi passa a controlar 80% da Ceagro por US$ 498 milhões

Maggi diz a ministro que setor agroindustrial precisa ser fortalecido

Fontes ligadas a JBS disseram à Reuters que o frigorífico havia fechado a compra da Seara, mas não quis dar mais detalhes sobre o negócio. A operação com a Seara deverá marcar maior presença da JBS na área de aves e suínos no Brasil, segmentos em que a BRF detém liderança no mercado interno e na exportação.

Já a Marfrig, atualmente a segunda produtora de carnes de frango, suína e de boi, deverá sair fortalecida do negócio, na medida em que reduzirá a sua dívida, que somava ao final de março quase 13 bilhões de reais após uma série de aquisições nos últimos anos.

Anteriormente, executivos da Marfrig disseram que a meta da empresa era reduzir a dívida em até 2 bilhões de reais ao fim de 2013. A receita da Seara Brasil subiu 48 % no primeiro trimestre – equivalente a 2,05 bilhões de reais -, o equivalente a cerca de 30 % do faturamento total da Marfrig no período.

Na divulgação mais recente dos resultados trimestrais, o presidente da Seara Brasil, Sérgio Rial, que está em fase de transição para assumir a presidência da Marfrig em 2014, disse que a companhia estava focando na redução de custos, fechando unidades e colocando alguns ativos à venda.

O presidente da JBS, Wesley Batista, disse recentemente que a companhia não teria interesse na compra de ativos separadamente, mas que poderia considerar uma aquisição se fosse colocado à venda um negócio como um todo.
Imprimir