Imprimir

Notícias / Política

Ministro Gilberto Carvalho é convocado por comissão a esclarecer conflito indígena

De Brasília - Vinícius Tavares

O ministro da Secretaria Geral de Governo, Gilberto Carvalho, foi convocado pela Comissão de Agricultura da Câmara a prestar esclarecimentos sobre a questão indígena e os conflitos envolvendo a desapropriação e expropriação de terras produtivas.

O requerimento de autoria do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), foi aprovado nesta quarta-feira (12.6) por 25 votos contra 10 após duro debate entre o PT e líderes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Agricultura vai trancar rodovias federais em protesto contra demarcações indígenas

O líder do PT, deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS) tentou argumentar pela aprovação do convite a Gilberto Carvalho, oferecendo o dia 20 de junho como data para a participação do ministro, mas o pedido foi em vão.

"O Governo não tem direito de transformar Brasil em uma nação indígena", critica Leitão

Ao defender a convocação, Heinze disse que sociedade rural não suporta mais esperar por definições e explicações do governo.

Uma das principais razões para a convocação foram as recentes declarações do ministro em apoio a indígenas de Mato Grosso do Sul que estão em conflito com produtores de terras.

Apesar do apoio da cúpula petista às demarcações, historicamente o governo brasileiro é responsável pela crise instaurada.

Segundo diversos relatos e processos judiciais, no passado o governo vendeu e titulou terras que pertenciam a algumas comunidades tradicionais, o que gerou sobreposição e disputas judiciais.
Imprimir