Imprimir

Notícias / Agronegócio

Coopertradição sedia Encontro de Núcleos Cooperativos do Sudoeste

JOB Comunicação Integrada

Aproximadamente 60 representantes de cooperativas da região Sudoeste do Paraná participaram na manhã da última terça-feira (04), em Pato Branco, do Encontro de Núcleo Cooperativo promovido pelo Sistema Ocepar. O evento é realizado duas vezes por ano e é destinado a presidentes, dirigentes, líderes, cooperados, funcionários das cooperativas paranaenses e convidados.

Representada pelo seu diretor-presidente, Julinho Tonus, a Coopertradição foi anfitriã do evento. Participaram da mesa de abertura o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, o secretário municipal da Agricultura, Clodomir Ascari, o presidente do sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e o coordenador de núcleo e diretor-presidente da Coasul, Paulino Fachin.

“Para nós da Coopertradição é uma satisfação estar à frente de um evento tão importante. Este é um encontro muito valioso para o cooperativismo, pois a Ocepar vem até a nossa região onde podemos estreitar nosso relacionamento com o sistema e repassar a eles nossos anseios que posteriormente são levados a nível nacional”, afirmou Tonus.

Durante o evento, o presidente do sistema Ocepar, João PauloKoslovski, destacou a importância das cooperativas no desenvolvimento do país. “Nosso cooperativismo tem avançado nos últimos anos. Em 2012 foram R$ 38 bilhões gerados pelo sistema cooperativista que ano após ano tem mostrado sua força e sua importância para o crescimento do Brasil”.

De acordo com Koslovski, o grande desafio das cooperativas está no crescimento com segurança e nos obstáculos. “Pés no chão e profissionalização são dois aspectos fundamentais para o crescimento do sistema cooperativista paranaense. Precisamos buscar comprometimento, conhecimento e sermos criativos, somente assim vamos melhorar nossa competitividade”.

Segundo ele, embora o cooperativismo tenha registrado um crescimento de 20% em 2012, ainda há muitos desafios a serem enfrentados. “Principalmente com relação aos gargalos de infraestrutura. Os agricultores estão se modernizando no campo, porém vemos estradas em más condições, falta de ferrovias e portos em estados críticos. Tudo isso acaba aumentando os custos e diminuindo nosso poder de competitividade frente a outras nações”.

O coordenador de núcleo da região sudoeste,Paulino Fachin, deu início ao evento ressaltando a importância do encontro e a satisfação em contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo no Estado. “A agricultura é a mola propulsora deste estado e do país e a Ocepar, há mais de15 anos, vem realizando eventos como estes, aproximando cooperativas e contribuindo para o crescimento da agroindústria”.

Os Encontros contemplam debates sobre a implantação de um programa de inovação para o cooperativismo paranaense. O assunto foi abordado pelo gerente executivo do Centro Internacional de Inovação do Senai, Filipe Cassapo, que ministrou a palestra com o tema “O processo de inovação para o desenvolvimento empresarial”. Durante o evento foi discutido ainda o plano de metas elaborado pelo Sistema Ocepar para o ano.

O Encontro de Núcleos Cooperativos aconteceu também na região Centro-Sul, na cidade de Carambeí no dia 03 de junho e na região Oeste,em Toledo, no dia 05 de junho.
Imprimir