Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Capital mato-grossense tenta reconquistar título de 'Cidade Verde' com criação de banco de sementes

Da Redação - Priscilla Silva

Apesar de Cuiabá ser conhecida como a Cidade Verde – um título conquistado devido às casas cuiabanas que preservavam em seus quintais árvores frutíferas como manga, goiaba e caju – a capital mato-grossense deixou de honrar a logo. Para reverter a realidade, a prefeitura de Cuiabá deu início a um projeto para criação de um banco de sementes de mudas nativas da região.

Educação ambiental nas escolas poderá ajudar a diminuir focos de queimadas no Estado

Um dos processos visíveis que têm acelerado a derrubada das árvores é a construção civil e as obras da Copa 2014. Com isso, o projeto servirá para arborizar a cidade e também prevê a doação de mudas aos moradores. O Horto Florestal foi o espaço escolhido para a concretização do projeto. 

Brasil ocupa quarta posição entre os países com mais construções sustentáveis

Para o secretário de Serviços Urbanos, Rogério Varanda, o projeto é de grande importância não apenas para a cidade, mas também para o Estado. “Temos conhecimento de que em 50 anos muitas espécies podem estar extintas, por isso, a necessidade da manutenção dos biomas presentes em nosso Estado”, disse.

Varanda ainda explicou que a criação do banco de sementes e reprodução de espécies nativas oriundas dos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal servirá para a manutenção das espécies. O objetivo é recuperar áreas degradadas, de Preservação Permanente (APP), das reservas legais e contribuir para os Projetos de Arborização Urbana.

De acordo com a assessoria da prefeitura, paralelamente ao banco de sementes, a prefeitura elabora ainda o projeto de revitalização do Horto Florestal.
Imprimir