Imprimir

Notícias / Agricultura

Congresso da ISSCT 2013 abre programação da semana mundial da cana de açúcar em São Paulo

IDEA ONLINE

O Brasil recebe, pela terceira vez, o Congresso da ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists). Realizado a cada três anos, o evento, que está em sua 28ª edição, reunirá cerca de dois mil profissionais do setor, entre congressistas e visitantes, de 46 países, de 24 a 27 de Junho de 2013, no Transamérica Expo Center em São Paulo-SP. Paralelamente, será realizada a ISSCT 2013 EXPO, com a presença de mais de 150 indústrias internacionais e nacionais fornecedoras de tecnologia para a indústria sucroenergética.

Os eventos dão início à programação da Semana Mundial da Cana (World Sugarcane Week), que também conta com o Ethanol Summit 2013 e o 4º Prêmio TOP Etanol. A iniciativa é resultado da união das forças de grandes entidades do setor, como a UNICA (União da Indústria da Cana de Açúcar), em conjunto com o Projeto AGORA, que reúne grandes empresas e entidades do segmento, que firmaram a parceria com a STAB e a Reed Multiplus para promover de forma integrada os quatro grandes eventos representativos do setor e que serão realizados na mesma semana na capital paulista.

Organizado pela STAB Nacional (Sociedade dos Técnicos Açucareiros Alcooleiros do Brasil) com operação da Reed Multiplus, marca associada à Reed Exhibitions Alcantara Machado, o Congresso é elaborado por meio de uma chamada de trabalhos e contará com apresentações de plenárias e de pôsteres científicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros selecionados pela ISSCT.

O Congresso recebeu número recordes de resumos enviados por tecnólogos e pesquisadores de diversos países e do Brasil - mais de 500. Foram selecionados 198 trabalhos técnicos e 136 pôsteres científicos que serão apresentados em cinco salas simultâneas durante os quatro dias de evento com temas focados em toda cadeia sucroenergética. Durante o Congresso, os participantes também podem participar de três sessões plenárias baseadas em temas mais estratégicos, como a integração da indústria, biomassa e cultivo.

Para Paulo Uchoa, Secretário-Tesoureiro da comissão organizadora do congresso, o evento promoverá um intercâmbio de conhecimento das inovações e tendências da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. “O Brasil tem um “estado-da-arte” enorme para mostrar, tendo uma indústria sucroenergética dinâmica e presente em diferentes Estados, ou seja, distintos ambientes de produção, o que desperta o interesse mundial por nossas tecnologias. Por isso, acredito que esta edição do congresso será um marco”, afirma Uchoa.

Pela terceira vez no Brasil

Pela terceira vez, o Brasil sediará o Congresso da ISSCT. A primeira vez que o evento ocorreu no país foi em 1977, com a realização do XVI ISSCT Congress, organizado pela STAB e COPERSUCAR. Em 1989, o XX ISSCT Congress voltou ao Brasil, quando mais de 1400 participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a agroindústria que criara o programa do etanol e que despontava como o maior produtor de agroenergia do mundo.

Para o presidente da STAB, José Paulo Stupiello, os participantes do Congresso da ISSCT 2013 terão muitos avanços para conhecer. “Possuímos tecnologia de ponta e muita coisa para compartilhar com os técnicos do mundo todo. O agronegócio brasileiro e o sistema etanol-açúcar-energia empregado no país são modelos de modernidade, competitividade e sustentabilidade a serem seguidos", assegura Stupiello.

Programação

A programação do Congresso do ISSCT 2013 foi aberta com a realização do Pré-Congresso, composto por visitas técnicas de 270 participantes internacionais às instituições de pesquisa e às usinas das regiões de Piracicaba e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, entre os dias 20 e 21 de junho. Os visitantes foram recebidos nas usinas Delta Sucroenergia, Bonfim, São Manoel e Paraíso/Amyris, no Centro de Cana IAC-APTA – Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Cana, do Instituto Agronômico (IAC), no CTC – Centro de Tecnologia da Canavieira e na empresa Agropastoril Paschoal Campanelli.

Exposição

Pela primeira vez na história das edições do Congresso da ISSCT, é promovida, simultaneamente, ao evento uma exposição internacional de tecnologia para o setor, a ISSCT 2013 EXPO, que reúne mais de 150 empresas nacionais e estrangeiras fabricantes de equipamentos para a produção de açúcar, etanol e bioenergia.

Pré-Congresso

Entre os dias 28 e 30 de junho, será realizado o Pós-Congresso. Esta etapa do abrangerá um programa de visitas às empresas, instaladas, na sua grande maioria, nos polos industriais de Sertãozinho e Piracicaba, no interior de São Paulo, e que são fornecedoras de equipamentos e soluções para a agroindústria. Entre as empresas que serão visitadas estão: Dedini, General Chains, Mausa, CASE IH, Sermag, Simisa, Sermatec, Unimil, Civemasa e Baldan.
Imprimir