Imprimir

Notícias / Agricultura

Apesar do atraso, lavouras americanas de soja seguem em ótimas condições

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

O atraso no plantio de soja nas lavouras dos Estados Unidos vem causando algumas especulações em torno de prejuízos, o que modificaria os rumos do mercado. No entanto, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) as lavouras do país seguem em ótimas condições.

MT experimenta novas rotas e portos para escoamento da produção de soja

Os dados do USDA, divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que a semeadura da soja nas lavouras norte-americanas chegou a 85%, reduzindo o atraso para a casa dos 13% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Imea estima crescimento do plantio de algodão na próxima safra em 20%

Nos dois principais estados produtores, Illinois e Iowa, o plantio já está praticamente concluído. “Apesar do atraso, que representa maiores riscos, as condições observadas nas áreas já semeadas são melhores na maioria dos estados americanos em 2013 do que era em 2012”, consta de boletim do Imea.

Nesta safra, apenas 6% da área plantada encontra-se em situação muito ruim, enquanto no ano passado esse percentual atingia 12%.

O atraso no plantio neste ciclo, causado por problemas climáticos, vinha sendo analisado como risco para a soja americana, podendo desencadear, inclusive, uma quebra de safra, o que diminuiria bastante a oferta mundial e pressionaria os preços da oleaginosa para cima.
Imprimir