Imprimir

Notícias / Agronegócio

Tempo seco favorece colheita do café na região mineira de Patrocínio

ASSESSORIA DE IMPRENSA CLIMATEMPO

 O município de Patrocínio, na região do cerrado mineiro, é uma das principais áreas produtoras de café do Estado e sofreu com a estiagem ocorrida em 2012 na época da florada do grão. Neste ano, no entanto, o problema é inverso. As chuvas volumosas entre o fim de maio e início de junho colaboraram para a queda na produtividade.

Nesta safra, a estimativa é que sejam colhidas cerca de 4,9 milhões de sacas, o que representa uma queda de 21,5% em relação à safra anterior, segundo levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Porém, nesta última semana, a chuva deu uma trégua e o tempo seco combinada com a temperatura dentro da normalidade têm favorecido os trabalhos no campo. Desde o dia 4 de junho, não há registros pluviométricos significativos na cidade e, até o último dia 26, o volume total acumulado não passava dos 25 milímetros. Para os próximos 15 dias, a tendência é de pouca precipitação. A previsão indica um acumulado de, no máximo, 10 milímetros em áreas isoladas da região, informa o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento. “Nesta época, a seca favorece a secagem eficiente e a qualidade do grão”, explica o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Fábio Marin.

"Um conjunto de fatores propiciou a baixa na produção: bienalidade, estiagem e os estoques muito altos. Em relação às exportações, houve queda, pois, a exemplo dos americanos, o produto está sendo vendido em nível de consumo e não para estocagem", relata Marcelo Queiroz, presidente da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio.

Temperatura ideal

A temperatura ideal para o bom desenvolvimento da cultura do café varia entre 24°C e 25°C durante as tardes e, na madrugada. Temperaturas inferiores a 10°C são prejudiciais ao desenvolvimento do grão. A boa notícia é que os termômetros não ficarão fora dos padrões para esse período. Em julho, a média de temperatura máxima prevista é de aproximadamente 25°C. Até setembro, ocorre uma elevação gradual e essa média chega aos 27°C. A média de temperatura mínima é de 12°C e pode alcançar os 15°C ao fim da estação, que vai até setembro, explica Nascimento. Ainda de acordo com o meteorologista, as baixas temperaturas registradas na madrugada durante o Inverno, podem favorecer a ocorrência de geada nas regiões cafeeiras, mas que não será significativa.
Imprimir