Imprimir

Notícias / Agronegócio

Cultivar de algodão para o cerrado baiano será apresentada em dia de campo

EMBRAPA ALGODÃO

 Uma nova cultivar de algodão tolerante ao glifosato para cultivo no cerrado baiano será apresentada aos produtores em dia de campo no município de Luiz Eduardo Magalhães – BA, no próximo sábado (29). Trata-se da BRS 386RF, desenvolvida pela Embrapa Algodão em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia).

O dia de campo é uma realização da Fundação Bahia, Associação Baiana dos Produtores de Algodão – Abapa, Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão – Fundeagro e Embrapa. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 600 participantes, entre produtores, técnicos, engenheiros agrônomos, instituição de ensino, entidades do agronegócio, autoridades, multinacionais, entre outros profissionais da cadeia produtiva do algodão.

A programação do evento começa na sexta-feira (28), às 20 horas, no Campo Experimental da Fundação Bahia, com uma palestra sobre as tendências para o agronegócio com ênfase no algodão, ministrada pelo ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola.

No sábado, as atividades iniciam a partir das 7h30 e serão divididas em três estações: na primeira, representantes da Embrapa Algodão e Fundação Bahia apresentarão a BRS 386RF; no mesmo espaço, a Cotton Consultoria apresentará o painel Cultivares convencionais e transgênicas disponíveis – vantagens, desvantagens e perspectivas.

Os resultados dos grupos de trabalho do Projeto Fitossanitário serão o destaque da segunda estação. Na última estação, o diretor da Abapa abordará as causas e prejuízos dos ataques do bicudo na safra 2012/2013, e diretor da Adab, a emergência fitossanitária no Oeste da Bahia.

Em paralelo, as empresas parceiras promoverão o lançamento de produtos e difusão de novas tecnologias e soluções produtivas para pequenos, médios e grandes produtores.

Programação

1ª Estação:
BRS 368-RF: Cultivar de Algodoeiro Tolerante ao Glifosato para o Cultivo no Cerrado Baiano
Palestrantes: Camilo de Lelis Morello e Alexandre Cunha Barcellos Ferreira – Embrapa Algodão e Murilo Pedrosa – Fundação Bahia
- Cultivares Convencionais e Transgênicas Disponíveis – Vantagens, Desvantagens e Perspectivas
Palestrante: Eleusio Curvelo Freire – Cotton Consultoria

2ª Estação
Resultados dos Grupos de Trabalho do Projeto Fitossanitário
Palestrantes: Celito Eduardo Breda – Coordenador do Grupo Técnico, Pedro Brugnera , Milton Ide, Luiz Henrique Kasuya, Orestes Mandelli, Adriano Lupinacci, Marco Antônio Tamai, Nilson Vicente – Líderes dos Grupos de Trabalho

3ª Estação
Severidade do Ataque do Bicudo na Safra 2012/2013 – Causas e Prejuízos
Palestrante: Celito Missio – Membro da Diretoria da Abapa
- Emergência Fitossanitária no Oeste da Bahia
Palestrante: Armando Sá Nascimento Filho – Diretor de Defesa Sanitária Vegetal/ ADAB
Imprimir