Imprimir

Notícias / Agricultura

À espera de CMN, produtor de café negocia programas de apoio com governo

REUTERS

 O presidente-executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), o deputado federal Silas Brasileiro, afirmou em nota nesta sexta-feira que está agendada para a próxima segunda-feira audiência com o secretário de Política Econômica da Fazenda, Márcio Holland, "com o intuito de definirmos a implantação dos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e a possibilidade da realização de leilões de Opções Públicas".

Os produtores de café do Brasil têm enfrentado preços internacionais oscilando perto dos menores patamares em quatro anos, em meio à grande safra no Brasil, após uma produção recorde na temporada anterior.

Atualmente, os preços no mercado brasileiro estão entre 25 e 30 reais por saca abaixo do mínimo do governo, na esteira dos valores internacionais.

O executivo do CNC disse ainda que os mesmos itens discutidos com o representante da Fazenda serão debatidos com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e com o secretário de Produção e Agroenergia, João Alberto Paixão Lages, também na segunda-feira.

O ministro afirmou nesta semana que o CMN deverá aprovar os recursos reivindicados pela Agricultura.

"O emprego dessas ferramentas de mercado se faz extremamente necessário para que se comece a devolver a competitividade aos produtores, com remuneração justa, e, principalmente, mantenha-se o emprego no campo", disse Brasileiro em nota.
Imprimir