Imprimir

Notícias / Agronegócio

Produtores de milho colhem 24,1% da área semeada em MT

AGRODEBATE

 Em relação a temporada 11/12, houve um crescimento de 20,4% de áreas semeadas, quando o estado contava com 2,5 milhões de hectares de milho. Os dados são do relatório de colheita do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) desta sexta-feira (5).

“Se o preço da saca do milho continuar baixo, para o ano que vem o volume plantado deve ser menor. O produtor só vai decidir isto de acordo com o mercado por volta de novembro e dezembro deste ano. O último dado de comercialização registrado pelo Imea era de 36,2% da safra total. Na semana houve um crescimento, mas foi pequeno”, explica o analista de mercado do Imea, Ângelo Ozelame.

Os dados do relatório de safra do milho do Imea mostram também que os atrasos na colheita cresceram 1.6 pontos percentuais em nesta semana. Com esta margem, chega a 3 pontos percentuais de atraso nesta temporada em comparação a anterior. Em relação as regiões do estado que estão com a colheita mais adiantada, o médio-norte de Mato Grosso lidera com 28,7% colhidos dos 1,5 milhão de hectares semeados. Lugar este de maior concentração do plantio do milho.

Ozelame justifica que isto acontece porque historicamente a região médio-norte sempre realizou o plantio primeiro e por isto começa a colher antes.
Imprimir