Imprimir

Notícias / Política

Agricultura reformula inspetorias como parte de política de melhoria da defesa agropecuária

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E AGRONEGÓCIO

 O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, anunciou a perspectiva do governo de ampliar, até o final do ano, a ferramenta Produtor Online, permitindo a retirada, de qualquer lugar via internet, das chamadas GTAs (Guia de Trânsito de Animais).

“A intenção, na verdade, mesmo com as modernizações, é que os produtores procurem cada vez menos as inspetorias”, disse o secretário, à tarde, no ato de entrega da inspetoria de Ijuí, que atende a 29 municípios da região Noroeste Colonial. Outra medida anunciada é o processo de rastreabilidade bovina, cujo projeto Projeto de Lei será enviado em breve à Assembleia Legislativa. “Um estado e uma país sem defesa agropecuária eficientes perdem e não conseguem buscar os melhores mercados. A previsão é começar em janeiro do ano que vem”, estima ele.

Atender melhor o produtor e incentivar funcionários

De manhã, o secretário Mainardi esteve em Panambi para inaugurar a modernização da inspetoria da cidade. O dia a dia do atendimento e dedicação aos produtores foi expresso por um funcionário de quatros décadas.

“Há 40 anos trabalho na defesa agropecuária e esta é a primeira vez que vejo essa inspetoria moderna e eficiente”. As palavras de Vilmar Brandão, servidor da Secretaria da Agricultura em Panambi, dão a real dimensão da importância que o governo tem dado à defesa agropecuária.

Assim como ele, criadores e produtores daquele município e região também comemoraram a inauguração, feita pelo secretário, das melhorias na infraestrutura da IDA. “Agora, sim, temos uma inspetoria”, disse ele.

Pela terceira vez visitando a cidade, Mainardi disse que as inspetorias reformuladas resgatam divida histórica com os produtores, responsáveis diretos pelo desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. “Precisamos garantir qualidade para quem produz alimentos todos os dias e ajuda, de forma significativa, no crescimento do Estado. Este trabalho nas inspetorias é um compromisso nosso de tratar o produtor com respeito”, destacou.

A projeção de 2013 na economia gaúcha, diz o secretário, é de crescimento de 4,7%, duas vezes maior do que a brasileira.. “E a agropecuária, por sua vez, deve chegar a 20%”. As novas tecnologias contribuem, segundo ele, com esses índices. “Temos agora de estabilizar essa economia”.

Investimentos

Cerca de R$ 60 milhões, em parceria com governo Federal, estão sendo investidos na remodelação dos espaços. Ao todo são 248 espalhadas por todas as regiões e que dão assistências a milhares de produtores.
Imprimir