Imprimir

Notícias / Agronegócio

Usinas Santa Helena e Pantanal retomam atividades; lucro deve ser de R$ 300 milhões

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

O diretor executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool), Jorge dos Santos, falou ao Agro Olhar sobre a retomada das atividades da usina Pantanal, ocorrida nesta segunda-feira (15). “Aparentemente ocorreu um erro técnico no decreto de falência, e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reformou a sentença”, comentou Santos.

Leia também:
Agropecuária poderá dar novos saltos, acredita deputado sobre criação de agência de extensão
MT foi o estado que mais recebeu couro para serviço de curtimento nos 3 primeiros meses do ano

Estimativas apontam que a usina Pantanal (localizada em Jaciara, município a 146 quilômetros de Cuiabá) e a Santa Helena, paralisadas desde dezembro, devem faturar neste ano até R$ 300 milhões. A avaliação foi feita pelo diretor jurídico e gestor geral da Usina Santa Helena, Reinaldo de Toledo Maluli. 

De acordo com o gestor geral da Usina Santa Helena, unidade que voltou a entrar em operação neste sábado, foram readmitidos os mil funcionários que haviam sido demitidos em 2012, e mais de mil funcionários também foram readmitidos na Usina Pantanal, que retomou no dia 15 suas atividades.

As duas unidades perderam três meses de moagem de cana-de-açúcar, e até o fim desta safra, as usinas Santa Helena e Pantanal devem moer 1,2 milhão de toneladas cada uma, com uma produção destinada principalmente para o mercado açucareiro – cerca de 60% -, procedimento que vai na contramão da direção do mercado, que nesta safra deve dar mais peso para a produção de etanol, conforme informou reportagem do Diário do Comércio e Indústria (DCI).

"Normalmente damos preferência para o açúcar. Podemos alterar a proporção [entre açúcar e etanol] de acordo com a necessidade. Depende do programa do governo, se não for inviabilizar o álcool", afirma Maluli.

As usinas devem produzir 100 mil metros cúbicos de etanol e até quatro milhões de toneladas de açúcar até o final do ano, o equivalente a 66 milhões de sacos.
Imprimir