Imprimir

Notícias / Agricultura

Equipe da Seagro-TO monitora produção de abacaxi

ASSESSORIA DE IMPRENSA SEAGRO/TO

 A equipe da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) avaliará a cultura em mais de 60 propriedades nos municípios de Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Miranorte, Miracema, Porto Nacional, Fortaleza do Tabocão e Guaraí.

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro Genebaldo de Queiroz, nas visitas os técnicos irão checar a ocorrência de pragas nos plantios para identificar a necessidade do controle, que poderá ser cultural ou químico, dependendo da gravidade do caso. Além disso, será verificada a participação dos produtores no Programa de Produção Integrada de Frutas, que visa a produção de forma sustentável com manejo de solo e planta. “Uma das orientações do programa é que o controle com defensivos seja feito somente em último caso. Isto garante a redução de agrotóxicos e os custos na produção”, explicou.

Com uma produção de 54 milhões de abacaxis por ano, o Tocantins é pioneiro e modelo nacional no programa de Produção Integrada de Frutas na cultura do abacaxi. Os bons resultados do programa no Tocantins, iniciado em 2004, vêm norteando, inclusive, a produção em outros estados, como o Pará. Atualmente são quase 90 propriedades participantes do PIF Abacaxi, distribuídas em 11 municípios, a maioria na região Central. Desde o ano passado, o Estado expandiu o programa para a produção de banana, visando o fortalecimento deste setor. O objetivo da produção integrada é a produção de frutas com qualidade e de forma econômica, respeitando o ambiente, a saúde do consumidor e o produtor, através da minimização do uso de agroquímicos e da integração de práticas de manejo do solo e da planta.

V Simpósio

Na ocasião, os técnicos da Seagro irão aproveitar a oportunidade para convidar os produtores para o V Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi. Voltado para produtores, técnicos e estudantes das áreas agrárias, com o tema: Produção de Qualidade com Tecnologia e Sustentabilidade, a quinta edição do simpósio será realizada em Palmas, nos dias 23 e 24 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço eletrônico: www.vsimposioabacaxi.com.br.

Segundo dados do Instituto Brasileiro Geografia Estatística (IBGE), em 2012 foram colhidos 34.270 toneladas de abacaxi e um valor bruto de produção de R$ 34.918.976,00.
Imprimir