Imprimir

Notícias / Agronegócio

Estratégicas para o desenvolvimento rural sustentável serão discutidas durante conferência

Ascom/Marcello Paulino

Agricultores e representes de 19 municípios da região participam amanhã (16), em Lucas do Rio Verde da 2º Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Região Médio Norte. O evento será realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com início às 8h e todas as pessoas ligadas ao setor da agricultura podem participar.

Leia também:
Conferência Temática do governo federal discute uso de transgênicos e agrotóxicos
Bienal dos Negócios da Agricultura vai discutir logística, tecnologia e produção agrícola

Com o tema “Por um Brasil Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer”, a conferência tem como objetivo debater questões estratégicas e elaborar propostas para o desenvolvimento e revisão do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Entre os assuntos a serem debatidos estão o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil rural, fortalecimento da agricultura familiar e agroecologia, autonomia das mulheres rurais, emancipação da juventude, reforma agrária e democratização do acesso a terra e aos recursos naturais, abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida, gestão e participação social.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Ildo Romancini, todas as pessoas envolvidas com a agricultura familiar devem participar. “Será um momento de discussões e propostas para o desenvolvimento do setor. Através de palestras serão apresentados os benefícios, a demanda atual, como buscar recursos, entre outros assuntos. É uma troca de experiência entre os produtores de todos os municípios participantes.

Além do debate e elaboração de proposições para a revisão do Plano Municipal, serão escolhidos os delegados que irão representar a região e também as propostas na conferência estadual que deve acontecer no próximo mês.

Na etapa nacional, marcada para o mês de outubro, serão reunidos e novamente votados os melhores projetos encaminhados pelas conferências estaduais. As melhores propostas farão parte do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que irá nortear as políticas públicas para a agricultura, nos próximos anos.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais fica na Rua Giruá, 1196 E – Cidade Nova. Outras informações pelos
Imprimir