Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Sistema de monitoramento implantado em MT visa diminuir e responsabilizar autores de queimadas

Da Redação - Vanessa Alves

A Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambienta e Ordem Urbanística trabalha na implantação de um sistema de monitoramento dos focos de queimadas em tempo real durante o período de seca e proibitivo, que se iniciou nesta semana e termina no dia 15 de setembro de 2013, em Mato Grosso.

Leia também
Mato Grosso foi recordista em crimes contra o meio ambiente
Árvores nativas do cerrado e frutíferas serão plantadas para recuperar flora urbana

O projeto foi desenvolvido, após nove meses, e está em teste. “Diário de Queimadas”, como foi denominado o sistema, irá monitorar os focos de incêndio em todo o Estado, fazendo contagens e lançando em um mapa publicado diariamente na página do Ministério Público Estadual. Neste ano foram detectados mais de 4 mil focos de calor em Mato Grosso, de acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) somente nos seis primeiro meses.

De acordo com o procurador de Justiça, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, no prazo de 24 horas da publicação as informações serão remetias via procedimento administrativo ao promotor de Justiça de cada comarca da queima com a identificação do proprietário e coordenadas geográfica da área para responsabilização dos autores das queimadas. Ao terminar os trabalhos de monitoramentos, os resultados e eventuais correções serão apresentados no XIV Congresso Brasileiro de Ministério Públicos Ambientes que ocorrerá ainda este ano.

Outros registros de queimadas

De acordo com dados da Secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA), os satélites registrados quase 900 focos de calos a primeira quinzena de julho. Isso significa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados pouco mais de 800 focos.
Imprimir