Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Grupo discute eixos para a 4º Conferência Nacional de Meio Ambiente

Da Redação - Priscilla Silva

Uma das etapas da 4º Conferência Nacional de Meio Ambiente está sendo realizada em Lucas do Rio Verde, nesta quinta-feira (18). Ao todo, 14 representantes de municípios que formam o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa) se reunirão para discutir o evento. Já a etapa estadual está agendada para ocorrer de 11 a 13 de setembro, em Cuiabá.

Agricultura familiar deve ter incremento de 20% na Baixada Cuiabana, com incentivo do Pronaf
Google e ICMBio fecham acordo para divulgar atrativos dos parques da Chapada e Pantanal

A conferência ocorre em todo o país e tem como mote a gestão compartilhada na implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Os debates estão são realizados com base em quatro eixos; Produção e consumo sustentáveis; Impactos ambientais; Geração de emprego, trabalho e renda e Educação ambiental.

Na última quarta-feira (17) os representantes do poder público e sociedade civil organizada participaram das discussões sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, principalmente no que diz respeito ao cumprimento da lei da logística reversa, que determina aos fabricantes, revendedores e comerciantes a responsabilidade no descarte final dos resíduos.

De acordo com cada eixo temático foram divididos quatro grupos. São mais de 150 participantes que debateram o tema e elaboraram as proposições. Agora, as propostas serão votadas e junto com os delegados eleitos irão representar o consórcio na etapa estadual do evento.

Tanto nas etapas municipais como nas etapas regionais serão definidas até 20 ações prioritárias, e essas seguirão cinco por eixo temático, que serão levadas para a Conferência Estadual.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciane Copetti, “a expectativa é que as sugestões dos representantes do Cidesa sejam aprovadas em Cuiabá e Brasília e que retornem aos municípios como políticas públicas, beneficiando toda a população”.

Na próxima semana ocorrem conferências regionais nos polos de Porto dos Gaúchos, Pontes e Lacerda, Cáceres, Tangará da Serra e Campo Verde, todas nos dias 24 e 25. A programação completa das etapas regionais assim como informações sobre o evento estão disponíveis no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br.

Para saber mais sobre a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente consulte também o site, www.conferenciameioambiente.gov.br.
Imprimir