Imprimir

Notícias / Agricultura

Crianças de 4 a 8 anos presenteiam secretário de Cuiabá com rabanete e outras hortaliças

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

A produção de verduras e legumes frescos promovidas em colégios como a Escola Municipal Professora Joana Dark da Silva, do bairro Real Parque, em Cuiabá, acaba por criar nas crianças o hábito dar preferência por alimentos mais saudáveis. A unidade de ensino é uma das 39 escolas da rede municipal de Cuiabá que trabalham com o projeto.

Leia também:
Casal dribla adversidades do Cerrado e obtém sucesso com produção de uva em Chapada
Agricultura familiar deve ter incremento de 20% na Baixada Cuiabana, com incentivo do Pronaf

Para verificar o andamento do programa “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, instituído pela Secretaria Municipal de Educação, o gestor da pasta, Gilberto Gomes de Figueiredo, visitou a escola nesta sexta-feira (19) e lá foi presenteado com uma cesta contendo alface, rúcula, cebolinha, salsa, almeirão e rabanete, é parte da produção da horta sustentável da escola, que atende pouco mais de 380 alunos com idade entre quatro e oito anos.

Para o secretário, a educação alimentar deve começar desde cedo e é por isso que a Secretaria procura oferecer uma alimentação saudável aos alunos, incentivando a comer bem também fora da escola. “Esses alimentos são a prova do belo trabalho que a escola realiza com seus alunos”, elogiou o secretário.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, o presente foi entregue pela diretora da escola, Inês Ehrenbrienk, e pela aluna Catarina Walker, seis anos. “Todo o alimento produzido na horta da escola é usado na alimentação escolar das crianças, garantindo uma merenda gostosa, mas também muito saudável”, disse a diretora.

Programa “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”

O programa consiste em ensinar aos alunos técnicas de plantio, manejo do solo e o cuidado com as plantas, sempre aliando a educação ambiental com a alimentar.

Com uma área de 2,5 mil metros quadrados, a escola tem espaço suficiente para manter não só a produção da horta, mas também de um pomar, galinheiro e até mesmo uma compostagem (reciclagem do lixo orgânico).

Na horta da escola, os alimentos são produzidos com adubo orgânico, sem agrotóxicos, e o canteiro é feito com garrafas pets. No local é cultivado rabanete, beterraba, cenoura, alface, rúcula, cebolinha, coentro, salsa, almeirão, pepino, tomate, mandioca, açafrão, além de ervas medicinais.
Imprimir