Imprimir

Notícias / Agronegócio

Governo Federal apresenta Plano Safra Semiárido em Alagoas

MDA

A capital Maceió sediará, nesta quinta-feira (25), o lançamento do Plano Safra Semiárido para agricultores familiares de Alagoas atingidos pela estiagem. O anúncio será feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, às 10h, no Palácio Zumbi dos Palmares. A iniciativa reserva R$ 7 bilhões do Plano 2013/2014 para impulsionar a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade da região, além de promover reservas estratégicas de alimentos e água, para produtores familiares e médios. Ainda no lançamento, o Governo Federal entregará retroescavadeiras pela segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para dois municípios do estado.

Esta é a primeira vez na história que a União desenvolve um plano de atuação específico para melhorar a convivência no Semiárido. De acordo com o delegado federal do MDA no estado, Gilberto Coutinho Freire, as ações estruturantes do Plano garantirão segurança produtiva aos milhares de agricultores da região.

“A gente sofre com a estiagem mas nunca houve um conjunto de políticas que trabalhasse com essa possibilidade. A gente sempre trabalhou com a lógica do combate à seca, quando, na verdade, ninguém combate esse fenômeno. Do modo como foi lançado, e se continuarmos a aprimorar esse modelo do Plano, em breve, a seca deixará de ser um problema para nós e passará a ser apenas mais um evento da natureza. Com isso, os agricultores poderão passar por ele sem tragédias no rebanho e na pastagem, como ocorreu até agora”, enfatiza.

A expectativa é reforçada pelo presidente da Central Estadual de Associação de Agricultores Familiares de Alagoas (Ceapa), Genivaldo Vieira da Silva. Formada por 200 empreendimentos do município de Inhapi, no Sertão alagoano, a instituição lida diretamente com os efeitos da falta de chuva na produção. “Com uma seca do tamanho dessa, os agricultores familiares perderam 60% de seu rebanho, uns animais morreram outros foram vendidos muito barato. E isso vem desde o Brasil Colônia, quando os agricultores apenas recebiam medidas paliativas para melhorar a convivência com o Semiárido”, considera.

Este é o quarto lançamento estadual do Plano Safra Semiárido realizado pelo MDA. Os três primeiros foram anunciados nos estados da Bahia, Ceará e Sergipe.

PAC 2

A doação de retroescavadeiras beneficiará os municípios alagoanos de Porto de Pedras e Roteiro. A doação dessas máquinas universalizará as entregas de retroescavadeiras para os municípios alagoanos atendidos pelos critérios do PAC 2 – ter até 50 mil habitantes, estar localizado no Semiárido ou ter situação de emergência ou estado de calamidade pública decretados e com vigência até agosto deste ano.

Para adquirir os equipamentos, o MDA investiu mais de R$ 311 mil. Os recursos são provenientes do PAC 2.

Máquinas para o Semiárido

Cada um dos 1.440 municípios que integram o Semiárido brasileiro, ou que estão reconhecidos como situação de emergência ou estado de calamidade pública receberão um conjunto com cinco máquinas do PAC 2. O reforço do Governo Federal inclui a distribuição de retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, pá carregadeira e caminhão pipa.
Imprimir