Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

No RS, agricultores aproveitam o tempo frio para podar os parreirais

Globo Rural

O trabalho é intenso nas parreiras de Cláudio Roglio. Mesmo com o frio rigoroso em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, ele e o filho passam o dia na lavoura. Nos 14 hectares de área, eles cultivam uva das variedades niágara e isabel. A fase agora é de poda dos parreirais, um trabalho demorado e minucioso.

A poda é um procedimento essencial para o desenvolvimento da uva e garante uma boa colheita no futuro. “Tem que ser feita para haver a renovação da planta. Se não fizer, a planta vai definhando e acaba morrendo", explica Juarez Boniatti, técnico em agropecuária da Emater.

Outras 1,5 mil famílias de Caxias do Sul que produzem uva devem realizar a poda até o início de setembro. Se o tempo colaborar, a brotação da fruta vai começar na primavera.

O melhor período para fazer a poda é no inverno. O calor pode se tornar um prejuízo, mas com a previsão de que o frio se mantenha, os produtores acreditam que a safra 2014 seja maior ou pelo menos igual a deste ano, quando foram colhidos 270 mil quilos de uva.

O Rio Grande do Sul é o principal produtor da fruta no país. Só em Caxias do Sul, 3,5 mil hectares são dedicados ao cultivo da uva.
Imprimir