Imprimir

Notícias / Agronegócio

Exportação de soja atinge 5.66 milhões de toneladas em julho, informa Abiove

De Sinop - Alexandre Alves

 O envio de soja ao exterior durante o mês de julho superou a marca dos 5.66 milhões de toneladas no pais, informou, nesta quinta-feira, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). O volume é quase 37% maior que os 4.13 milhões de toneladas embarcados em julho de 2012.

Segundo a Abiove, de fevereiro – quando começa o ano comercial para a soja – até agora, já foram exportados 31.83 mi/t, volume cerca de 20% acima do embarcado no mesmo período do ano anterior, quando foram enviados 26.49 mi/t.

O bom desempenho fez a associação que representa o setor aumentar a estimativa de exportação de soja brasileira neste ano, para aproximadamente 40 milhões de toneladas. Porém, a estimativa para o processamento de soja no período foi reduzida para 36.7 mi/t, ante 37.2 mi/t do período anterior.

Leia também
Preços do óleo de soja sofrem queda e indústrias de MT diminuem esmagamento
Safra de soja nos EUA segue em maior parte com ótimas condições de desenvolvimento

A indústria também prevê exportar, neste ano comercial, 13.8 milhões de toneladas de farelo de soja – praticamente a mesma quantidade que o ciclo anterior. Já os embarques de óleo de soja devem diminuir de 1.676 mi/t na safra anterior para 1.5 milhão de t.

A forte procura pela soja em grãos produzida no Brasil, conforme a Abiove, está sustentada na aquecida demanda mundial aliada à entressafra nos Estados Unidos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima a produção brasileira de soja, no ciclo 2012/13, em 81.6 milhões de toneladas.
Imprimir