Imprimir

Notícias / Economia

Discussão de importação de banana se deve à pressão do Equador

Agência Estado

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, afirmou que a proposta de retirada da restrição de importações de banana do Equador está sendo discutida pelo governo por pressão do parceiro comercial. 'Há uma demanda fortíssima do Equador para que se faça importações do ponto de vista da reciprocidade', disse durante o Fórum Estadão Brasil Competitivo.

Fontelles destacou, no entanto, que o preço do produto produzido no Equador é seis vezes superior ao brasileiro. 'E não acredito que tenham condições de produzir o suficiente para atender o mercado brasileiro.' Fontelles disse que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) deve analisar a proposta de liberação das importações do produto do Equador na próxima reunião mensal, em 20 de agosto.

O secretário-executivo comentou também a necessidade de importação de feijão da China para atender o consumo interno. 'Sempre fomos importadores de feijão, principalmente da Argentina. Agora, o custo de oportunidade da China é menor', disse, apontando os problemas climáticos enfrentados pelo país vizinho que afetaram também a produção local de trigo. Ele destacou, por outro lado, que o Brasil cultiva três safras de feijão por ano. Assim, o problema de oferta é de curto prazo. (Tássia Kastner, Suzana Inhesta e Letícia Pakulski)
Imprimir