Imprimir

Notícias / Economia

OMC apoia queixa de EUA contra China em exportação de frango

Agência Estado

A Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu que a China impôs injustamente barreiras comerciais sobre as exportações de frango dos Estados Unidos. A administração de Barack Obama defende que o caso abre um precedente jurídico. A China tem 60 dias para apelar da decisão da OMC.

O Representante de Comércio dos EUA, Michael Froman, qualificou a decisão do painel de controvérsias da OMC como uma grande vitória, que não só deve recuperar as exportações de partes de frango dos EUA para a China - um mercado que vale cerca de US$ 600 milhões por ano - mas também pode impedir outros países de usar táticas comerciais similares contra produtos norte-americanos.

Em 2010, a China aplicou sobretaxas sobre pés de frango, pontas das asas e outras partes em retaliação à decisão do presidente Obama, no ano anterior, de invocar uma rara salvaguarda contra as importações de pneus chineses.

Washington quer aproveitar o potencial de compras da segunda maior economia do mundo, mas Pequim tem resistido em atender alguns dos padrões comerciais exigidos de membros da OMC. Levar a China ao tribunal da OMC é uma das frentes de um esforço mais amplo do governo Obama para pressionar os chineses para que permitam o livre comércio com os EUA.

O Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) argumentou que as tarefas eram injustificadas por usar normas contábeis opacas e ruins. Os advogados destacaram que a decisão envia uma mensagem forte para a China e outros países que estão 'inflando arbitrariamente' os custos de exportação de uma série de outros produtos. Fonte: Dow Jones Newswires.
Imprimir