Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Projeto ambiental no sul de Mato Grosso já plantou 15 mil mudas às margens de nascentes

Especial para o Agro Olhar – Thalita Araújo

Um projeto ambiental esta recuperando as margens de nascentes da região sul de Mato Grosso através da plantação de mudas. Até agora, em um ano de funcionamento, o “Recuperando Nascentes” já plantou 15 mil novas árvores na região.

Segundo informa a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o projeto já beneficiou 12 propriedades até agora e foi idealizado pela cooperativa de crédito Sicred Sul, contando com o Instituto Ação Verde como parceiro para o reflorestamento e a Acrimat como uma das parceiras na doação de mudas.

Adição de biodiesel no óleo diesel pode aumentar para 15%

O produtor interessado em participar do projeto faz sua inscrição, a equipe responsável seleciona as propriedades a serem atendidas, faz a visita técnica e identifica quais benfeitorias precisam ser feitas para a recuperação.

“Vemos o que vai ser preciso de material e buscamos as empresas fornecedoras para firmar as parcerias. Um projeto que custaria R$ 10 mil sai por R$ 6 mil e depois o Sicredi Sul custeia metade do valor. Recuperamos uma nascente por mês”, explica o presidente do Sicred Sul, Marco Túlio Duarte.

Assim, o produtor que não tem condições de recuperar suas áreas próximas a nascentes, pode fazê-lo gastando muito menos, bem pouco em relação ao que investiria fazendo a recuperação sozinho.

iLPF é ferramenta mais eficiente na recuperação de pastos degradados

O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, destaca que todos os projetos sérios que envolvem a recuperação de áreas ou preservação precisam ser estimulados. “Quando temos acesso a uma iniciativa como esta, fazemos questão de colaborar. Enquanto entidade parceira do Instituto Ação Verde, doamos as mudas, que somente neste trabalho somam 15 mil”.

Por enquanto o projeto está disponível para associados do Sicredi Sul MT com propriedades na região, mas o presidente Marco Túlio Duarte revela que há convite para a expansão para todo o país, informa a Acrimat.
Imprimir