Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Clima pode reduzir produção e venda de colheita em Camarões

Globo Rural

O tempo nublado e com névoa na região central de Camarões pode significar que a colheita na temporada 2012/13 não atingirá os níveis previstos, disseram agricultores e comerciantes nesta quarta-feira, 7. A expectativa era de uma colheita recorde de cacau de 250 mil toneladas, após a produção de 220 mil toneladas em 2011/12.

Períodos insuficientes de chuva e tempo ensolarado podem reduzir a produção final da safra porque essas condições climáticas são necessárias para aumentar a floração e manter as amêndoas em condições ideais. Comerciantes e agricultores do centro dos Camarões, região que representou quase 40% da produção do ano passado, também afirmaram que as condições meteorológicas mistas têm reduzido a qualidade do cacau, o que desacelerou os negócios, porque comerciantes estão relutantes em comprar grãos de qualidade inferior.

'Estimo que muitas amêndoas estão sendo estocadas em armazéns dos agricultores, no entanto, esses grãos não estão totalmente secos por causa da falta de luz do sol', afirmou o intermediário Bernard Togue, da cidade produtora de cacau Sa'a. Outro comerciante do vilarejo de Emana apontou que 'não pode comprar cacau úmido'. Traders locais disseram estar em dúvida quanto à qualidade e temer que a insuficiência de calor pode causar mofo.

Agricultores e comerciantes do centro de Camarões salientaram que a umidade do cacau chegava a 17%, bem acima do recomendado oficialmente, de 8%. Fonte: Dow Jones Newswires.
Imprimir