Imprimir

Notícias / Agricultura

FPA alerta para ameaça de desvios de recursos da assistência técnica e extensão rural

De Brasília – Vinícius Tavares

Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) querem convidar membros de organizações não governamentais (ONGs) a participar de audiência pública na Câmara dos Deputados para explicar qual deve ser a participação deste setor da sociedade na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

De acordo com o deputado Moreira Mendes (PED-MT), um grupo de trabalho formado por quatro deputados foi criado para analisar o papel destas organizações no novo órgão a ser criado por iniciativa do governo federal.

Leia Mais:
Comissão da Câmara aprova inclusão da Ceplac entre órgãos de assessoramento da Anater
Agência de extensão rural não resolve imediatamente problemas da agricultura familiar, afirma líder da Minoria

Segundo ele, há uma negociação de bastidores para discutir melhor o projeto. “As forças que estão por trás do projeto são muito fortes, Há muitas pegadinhas no sentido de levar o projeto para o viés da agricultura familiar. Sabemos que o resultado disso vai ser ongs fazendo o papel que deveria ser do Estado, recebendo recursos que deveriam ir para a Emater e deixando os estados ver navios”, alerta.

Na avaliação do parlamentar, a Anater tem que ser um instrumento a serviço do produtor rural, mas não de forma ideologizada.
“É só lembrar tentativa do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) no passado, quando os recursos para assistência técnica e extensão rural disponibilizados pelo governo federal caíram nas mãos de ongs manipuladas por outros interesses. E o resultado era o produtor sem recursos para assistência técnica e o dinheiro nas mãos de quem não precisava”, acrescenta.
Imprimir