Imprimir

Notícias / Economia

Frango vivo obtém mais um ajuste, o 6º em seis dias de negócios

Avisite

Ontem, 12, o frango vivo disponibilizado para comercialização no interior paulista foi insuficiente para atender a demanda registrada. Não foi difícil, pois, obter novo ajuste de cinco centavos – ainda que as segundas-feiras sejam, normalmente, um dos piores dias da semana para as negociações do setor.

Dessa forma, o produto iniciou a terceira semana de agosto negociado por R$2,50/kg. Cenário idêntico foi observado em Minas Gerais, onde o produto foi comercializado por R$2,65/kg, prevalecendo – praticamente há 50 dias – a diferença de 15 centavos entre as duas praças.

Agora, o frango vivo paulista registra valorização de 16,27% no mês, de 19% em 30 dias e de 8,70% em um ano. Mas, considerada a média mensal até aqui registrada, só agora os resultados se tornam positivos em relação ao ano passado, com ganho (nominal) de menos de meio por cento sobre agosto de 2012.

O ajuste de ontem foi o sétimo deste mês e o sexto em apenas seis dias de negócios – ou seja, de terça-feira passada até ontem os ajustes foram diários. Surpreendente? Nem um pouco. Pois o frango vivo vem tendo, rigorosamente, o mesmo comportamento de agosto de 2012 – embora as condições de produção sejam, hoje, totalmente opostas às de um ano atrás.

Veja-se, a propósito, o gráfico abaixo: a curva de preço de 2013 segue quase paralelamente a do ano passado – as diferenças existentes sendo devidas mais aos domingos (quando não há negociações e, simbolicamente, prevalece a cotação do sábado) do que a outros fatores.

Por sinal, no ano passado, em agosto, o frango vivo obteve 45 centavos de reajuste nos primeiros 14 dias do mês. Como ontem (12) os reajustes de agosto de 2013 somaram 35 centavos, ainda faltam 10 centavos para que se chegue ao mesmo “placar” do ano passado.


Imprimir