Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Prefeitura intensifica campanha educativa para diminuir focos de queimada em MT

Da Redação - Vanessa Alves

Por conta dos aumentos dos focos de queimadas no período de seca em Mato Grosso, a prefeitura de Diamantino (201 km de Cuiabá) por Meio da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, intensificou a campanha educativa de combate às queimadas. Os trabalhos em escolas e bairros serão mais constantes e a conscientização da população ocorrerá com a distribuição de faixas e placas informativas em pontos da cidade.

Segundo a secretária titular de Meio Ambiente no município, Poliane Marcondes, o trabalho realizado nos bairros e nas escolas é permanente.

Leia mais
Técnicos da União vem a Cuiabá para discutir combate às queimadas e desmatamento
Período de queimadas inicia com registro de mais de 4 mil focos de incêndio nesse primeiro semestre

No mês de julho, a Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística formulou projeto onde poderia implantar um sistema de monitoramento dos focos de queimadas em tempo real durante o período iniciado no dia 15 de julho, e que termina no dia 15 de setembro.

O projeto irá monitorar os focos de incêndio em todo o Estado, fazendo contagens e lançando-os em um mapa publicado diariamente na página do Ministério Público Estadual. Neste ano, somente nos seis primeiro meses, foram detectados mais de 4 mil focos de calor em Mato Grosso, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Segundo a Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, é proibido fazer queimadas, pois a prática causa danos à saúde humana e provoca a mortalidade de animais e destruição significativa da flora. A pena é de um a 4 anos de prisão e pagamentos de multa.

Leia mais notícia do Agro Olhar
Imprimir