Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Lançado em Brasília, projeto prevê incentivo por recuperação de floresta

Globo Rural

A extração autorizada de madeira nativa ainda é a principal atividade agrícola de Marcelândia, Mato Grosso, como conta o vice-prefeito do município, Valmir Rezende.

Há dois anos, a situação começou a mudar. Em vez de simplesmente retirar o sustento da floresta, os produtores passaram a investir no cultivo de soja e na criação de gado.

Marcelândia é um dos 70 municípios brasileiros do projeto Agricultura Sustentável para o Desenvolvimento Rural. Os municípios selecionados ficam em áreas da Amazônia e da Mata Atlântica e somam quase 42 mil hectares.

No total, R$ 80 milhões serão destinados a pequenos e médios produtores, com dois objetivos: recuperar áreas degradadas, de preservação permanente e de reserva legal; e adotar práticas agrícolas para diminuir a emissão de carbono.

Os recursos vêm do Reino Unido, através do Fundo Internacional para o Clima. A gestão será feita pelo BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O embaixador Alex Ellis diz que o Brasil é um dos países que mais receberam investimentos até agora para esse tipo de projeto, que tem duração de quatro anos.

Os produtores rurais que receberão os recursos ainda não foram escolhidos. Os primeiros editais devem ser publicados dentro de seis meses.
Imprimir