Imprimir

Notícias / Política

Indicação de Figueiredo seria pano de fundo de disputa entre PMDB e DEM por cargos no Mapa

De Brasília – Vinícius Tavares

A exoneração do veterinário Ênio Marques da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa) e a nomeação do advogado mato-grossense Rodrigo Figueiredo estaria fazendo  parte de uma intrincada disputa política entre o PMDB e o DEM por cargos dentro da pasta.

Fonte ouvida pela reportagem do Olhar Direto revela que o veterinário Ênio Marques, apesar de ser um técnico, era uma indicação do DEM na época em que a senadora Kátia Abreu, atualmente no PSD, estava nas hostes dos Democratas. 

Leia Mais:
Indicação de cuiabano em Ministério desencadeia greve nacional; paralisação só termina com saída do cargo
Deputado acusa JBS de indicar Figueiredo e desafia secretário a provar conhecimento da área

“O veterinário que estava lá era indicação da Kátia Abreu. O Rodrigo Figueiredo foi uma indicação da bancada do PMDB, que tem o objetivo de ocupar cargos no Ministério que está sob o seu comando”, afirma.

O peemedebista, que tem ligações diretas com a cúpula partidária, descarta, no entanto, que haja qualquer interferência externo de empresas e frigoríficos para controlar a indicação ao cargo. “Não foi indicação de frigorífico. Foi pressão do próprio PMDB”, completa.

A troca do cargo – considerado um dos mais sensíveis da pasta, pois responde pelo controle contra doenças no setor agropecuário e pode afetar a produção e as exportações – motivou fiscais agropecuários de todo o país a decretarem greve por tempo indeterminado.

O deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR) acusou o frigorífico JBS, a maior empresa produtora de proteína animal do mundo, de ter pedido a indicação de um substituto a Ênio Marques.
Imprimir